domingo, 5 de abril de 2009

Prudencia...

Em princípio quando uma pessoa pensa que uma pessoa é prudente, marca-a logo como sendo uma pessoa que nunca correrá risco nenhum na vida; não podem estar mais enganados.
Como Vítor Hugo escreve em os miseráveis, e utilizando uma analogia engraçada, mas bastante explicita; os prudentes muitas vezes correram mais risco que os audazes.
Deixo-vos ficar então este excerto dos miseráveis, sendo eu prudente, penso que deverei tentar ser mais audaz, não por eu acreditar que o mundo seja dos audazes, porque não é, mas porque afinal corro mais perigo sendo prudente.Fiquem bem!

"Toda a gente há-de ter notado o gosto que têm os gatos de parar e andar a passear entre os dois batentes de uma porta entreaberta. Quem há aí que não tenha dito a algum gato: «Vamos! Entras ou não entras?» Do mesmo modo, há homens que num incidente entreaberto diante deles, têm tendência para ficar indecisos entre duas resoluções, com o risco de serem esmagados, se o destino fecha repentinamente a aventura. Os prudentes em demasia, apesar de gatos ou porque são gatos, correm algumas vezes maior perigo do que os audaciosos."

Victor Hugo, in 'Os Miseráveis'

Sem comentários: