segunda-feira, 13 de julho de 2009

Abrir o coração e a mente...

Porque é que nós temos a mania de guardar os nossos sentimentos, bem fechados no nosso coração e na nossa mente?

Reparem bem, que por exemplo se guardamos pólvora dentro de um espaço confinado, e quanta mais pólvora estiver ai guardada, maior é o potencial de explosão.

Deixo-vos um texto, que encontrei na Net, sobre esta temática, que me cativou.
Espero que gostem.

Fiquem bem.

"Eu abro o coração e a mente para a consciência de que, quando não me abro, me preparo para explodir.

Guardar as coisas dentro de si não faz com que elas melhorem. Na verdade, apegar-se a medos e sensações que nos envergonham faz com que eles pareçam muito piores do que na verdade são. Quando você guarda as coisas dentro de si, o peso delas pode até empurrar você para situações que não lhe farão bem. Apegar-se às coisas pode causar doenças, desequilíbrios químicos e emocionais, completa confusão e o mais puro desespero.

Quando temos coisas demais guardadas dentro de nós, precisamos encontrar uma forma de liberar tudo. Podemos desabafar. Podemos chorar. Se estivermos sozinhos, podemos gritar. Podemos telefonar para uma amiga, para um grupo de apoio, mas precisamos deixar que alguém saiba o que está acontecendo em nosso interior. Quando estamos mal, ficamos tentados a comer demais, beber demais ou fumar demais. Mas ainda é preferível escrever sobre o que estamos sentindo do que recorrer à comida, à bebida ou ao fumo.

É fundamental ter alguém em quem confiamos o bastante para nos abrir e rever nossas ações. Nem sempre é fácil admitir ou reconhecer nossas próprias falhas. É difícil aceitar que cometemos alguns erros que nos custaram caro e fizemos as escolhas erradas. Por algum motivo, parece que não queremos que as pessoas saibam que somos humanos. Mas é o que somos.

É essencial para o nosso bem-estar acharmos uma forma de nos abrir e deixar que alguém saiba o que está acontecendo lá no fundo. Até hoje, você pode ter se agarrado a pensamentos e sentimentos que você considerava inconfessáveis. Pode ter tido medo de se abrir para o auto-exame ou para a avaliação dos outros.

Hoje, disponha-se a liberar essas coisas que se encontram armazenadas no seu coração e na sua mente e que estão lhe fazendo tanto mal.

Hoje, eu me dedico a me abrir e a abrir o meu coração para encontrar alívio."


Iyanla Vanzant
in "A vida vai dar certo para mim"

3 comentários:

Rui Gomes disse...

partilho desta tua visão.Para isso servem os amigos e de certa forma tudo a tua volta, não quer dizer que seja da mesma forma mas aos poucos vais passando para o mundo a tua volta o que te vai dentro. Abraço

TiagoOrlando disse...

Queres ajudar a limpar as Florestas de Portugal num só dia?? Adere e contribui. Inscreve-te num grupo, ou cria o teu próprio grupo…a minha cidade já está representada por um grupo!

http://limparportugal.ning.com/

http://tiagoorlando.blogspot.com/2009/07/tambem-vamos-fazer.html

Ariadne* disse...

è verdade... mas nem sempre é facil.. dizer o que se pensa ou sente torna-se dificil... mas se se acumula ainda se torna mais... porque o mais certo é explodir... à que tentar dizer as coisa da melhor forma ;)