quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Emoções...

Por falar em sentimentos; temos que falar nas emoções, pois as emoções são o que dá origem aos sentimentos.

Uma pessoa vive constantemente a ter emoções, e não dá valor nenhum a esse aspecto da vida.

Acabei de reler um livro que já tinha lido à uns anos atrás; chamado "O livro das emoções", que é um tratado sobre as emoções escrito por Laura Esquivel.

Aconselho este livro pois deixa-nos a pensar.

Aqui deixo alguns excertos do texto.
Fiquem bem.

"...A vida, finalmente, não é mais que um conjunto de recordações, imagens, risos, lágrimas, através dos quais adquirimos consciência daquilo que somos. E vale a pena vivê-la? Definitivamente, sim. Não obstante o sofrimento, a tristeza, o isolamento em que possamos às vezes cair, é precisamente neses momentos que nos perguntamos: qual é o sentido da minha existência?
É então que surge uma voz dentro de nós. Uma voz discreta, quase inaudível, que não ousa expressar-se porque o mundo lhe nega o direito de se afirmar. è nesses momentos de solidão, quando o «ruido» do mundo é afastado, que podemos ouvir a alma dizer-nos que o único e verdadeiro valor é o amor..."

"...E talvez se descobríssemos as verdadeiras intenções que estão por trás de cada emoção, pudéssemos ser capazes de entender melhor o nosso semelhante. Porque, afinal de contas, todos os seres humanos procuram constantemente sentir-se bem, e muitas vezes fazemo-lo figindo da dor ou do medo que a insegurança produz..."

"...Mas ninguém duvida que somos a geração do plástico. E ao que parece, também temos querido «plastificar» o nosso mundo emocional, temos querido empacotá-lo em fingimento e vazio, da mesma forma que empacotamos a carne nos frigoríficos. Sabemos que os futuros antropólogos determinarão os anos das escavações pela quantidade de plástico acumulada sob a superfície. É uma imagem que me faz arrepiar, que me aflige. Para mim, é um sinal de todos os erros que cometemos e gostaria que as imagens que nos representarão no futuro fossem outras. Não sei, contudo, se estamos a tempo. O que sei é que só avançaremos se nos ocuparmos um pouco mais da emoção..."

Sem comentários: